Preenchimento com ácido hialurônico e aplicação de toxina botulínica

Em alta no mundo da estética a toxina botulínica e o ácido hialurônico chegaram na odontologia para agregar resultados na harmonização facial e do sorriso.

A toxina botulínica é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum e sua ação inibe a contração muscular. Essa contração limitada suaviza as marcas de expressão, diminuem a força de músculos da face e podem trazer benefícios estéticos e funcionais para o paciente. Sua aplicação para tratar enxaquecas decorrentes do bruxismo tem trazido ótimos resultados.

O ácido hialurônico é um biopolímero formado pelo ácido glucurônico e a N- acetilglicosamina. Ele esta presente no organismo humano preenchendo os espaços entre as células principalmente na pele. Com o passar dos anos sua concentração diminui e por causa disso surgem as rugas. Como coadjuvante para obtenção de um belo sorriso o preenchimento de ácido hialurônico nos lábios e na região nasolabial tem possibilitado ótimos resultados no tratamento do paciente que busca estética dental.

A aplicação desses produtos deve ser planejada em conjunto entre o profissional e o paciente para que uma expectativa real seja alcançada dentro da segurança que a técnica exige. A anestesia tópica para a aplicação da toxina botulínica e  anestesia local para a aplicação do ácido hialurônico, são indicadas para um melhor conforto e é um diferencial que somente alguns profissionais sabem e usam para realizar esses procedimentos. O sucesso depende de um planejamento cuidadoso, técnica e habilidade do profissional.