Aparelhos ortodônticos

A Ortodontia é responsável pelo tratamento dos desvios de desenvolvimento dos maxilares na fase de crescimento e do mau posicionamento dos dentes e dos maxilares. 

Com o uso de aparelhos ortodônticos podemos prevenir, interceptar e corrigir estes desvios tanto de posicionamento dental quanto de desenvolvimento e posicionamento dos ossos maxilares.

O tratamento ortodôntico pode ser feito em crianças, adolescentes e adultos de qualquer idade.

Nos adultos o uso dos aparelhos muitas vezes é necessário para posicionar dentes e maxilares adequadamente para um posterior tratamento de reabilitação com implantes e próteses.

A ortodontia também previne e trata problemas da Articulação Temporomandibular (ATM) além de proporcionar é claro melhor harmonia estética no sorriso.

O sucesso do tratamento ortodôntico depende de vários fatores, dentre eles :

  1.  Diagnóstico correto com conceitos e metodologia atuais.
  2.  Técnicas e conceitos que não causam danos aos dentes, osso e ATM.
  3.  Colaboração do paciente na higienização, no cuidado com o aparelho e com a frequência às consultas.
  4.  Problemas sistêmicos e/ ou locais que possam interferir na execução do tratamento.
  5.  Características genéticas da pessoa.

O plano de tratamento deve ser sempre feito levando em consideração a expectativa do paciente e os fatores biológicos e técnicos sempre  com o objetivo de obter o melhor resultado.

Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos disponíveis no mercado, cada um com suas vantagens e desvantagens. A escolha do melhor aparelho deve ser feita em conjunto com o paciente analisando os aspectos técnico, biológico financeiro e até mesmo conforto.

Aparelhos disponíveis

Aparelhos fixos que podem ser de cerâmica, safira ou metal. Podem ser autoligáveis ou não.

Aparelhos removíveis  feitos em resina acrílica e fio de aço.

Aparelhos INVISALIGN : são moldeiras invisíveis chamadas alinhadores. São facilmente removíveis para as refeições e para higiene bucal não havendo necessidade de mudar o hábito alimentar. Sem trauma causados por fios e bráquetes e feitos com material SmartTrac (termoplástico transparente) possibilitam maior conforto e estética por serem elaborados de acordo com a gengiva de cada paciente.Atualmente é o que a Ortodontia oferece de mais moderno.