Implantodontia
Implantodontia é a especialidade da Odontologia que visa substituir dentes perdidos por cilindros de titânio e coroas protéticas possibilitando uma reabilitação da função mastigatória e estética ao paciente. O tratamento consiste em uma fase cirúrgica e uma fase protética.
Para realizar o tratamento com implantes é necessário uma consulta para coleta de dados: histórico de saúde, moldagem para confecção de modelos de estudo, pedido de exames complementares radiografias, tomografias e exame de sangue se necessário. No planejamento é necessário verificar se existem condições clínicas para colocação do implante ou se é necessário algum tratamento prévio para eliminação de infecções ou quaisquer outras condições que possam causar insucesso no tratamento.
Em situações de pouco osso, pode ser necessário a indicação de enxertos ósseos que poderão ser realizados antes ou junto da colocação do implante.
O procedimento para colocação de implante é feito no consultório com anestesia local ou com anestesia local mais sedação (com medicação via oral) . Sua duração varia conforme o número de implantes a serem colocados e a complexidade da cirurgia. Para implante unitário o procedimento dura em média 60 minutos.
Feita a etapa cirúrgica com a colocação do cilindro de titânio é necessário aguardar a integração desse implante ao osso e a próxima etapa será a protética. O intervalo para a colocação da prótese definitiva varia conforme cada caso. No entanto todo dente pode ser substituído por uma prótese provisória seja ela removível ou fixa.
A prótese imediata ou carga imediata é a prótese colocada diretamente sobre o implante no mesmo dia ou até 3 dias após a cirurgia. É um recurso interessante para casos estéticos. São próteses provisórias que deverão ser substituídas posteriormente.
Para a substituição de uma arcada completa por implantes lançamos mão de um procedimento chamado Protocolo. Consiste na colocação de em média 5 implantes distribuídos na arcada e a confecção de uma prótese total da arcada que será parafusada nesses implantes. Trata-se portanto de uma prótese fixa que devolve grande parte da função mastigatória, fonética e estética ao paciente.